quinta-feira, 4 de outubro de 2012

10 tribos perdidas de Israel


Em 930 a.C, morreu Salomão o rei das doze tribos de Israel (Rúbem, Judá, Issacar, Zebulum, Gade, Manassés, meia tribo de Manassés, Dã , Naftali, Aser, Efraim e Benjamim) e o seu filho Roboão ocupou o trono, porém, havia um descontentamento das tribos do Norte pelas excessivas cargas impostas durante o reinado de Salomão. E quando o povo reclamou a Roboão, ele não atendeu às justas reclamações do povo, respondendo-lhes com desprezo e altivez, provocando uma rebelião entre as dez tribos do Norte que se separou das tribos do Sul (Judá e Benjamim) e colocando Jeroboão para reinar sobre eles.
A história das dez tribos perdidas de Israel (Rúbem, Issacar, Zebulum, Gade, Manassés, meia tribo de Manassés, Dã, Naftali, Aser e Efraim) começa quando Samaria a capital do Reino de Israel ou Reino do Norte foi tomado por Salmanaser V rei da Assíria em 722 a.C, e transportou a Israel para Assíria; Salmanaser V foi sucedido por Sargão II que consumou a queda final de Samaria e os fez habitar em Hala, junto a Habor e ao rio Gozã, nas cidades dos medos. Está escrito nos anais assírios que Sargão II deportou 27.290 habitantes e reconstruiu o território com habitantes de outras terras. A finalidade desta ação era destruir os laços nacionais dos povos conquistados para terras diferentes, sendo os estrangeiros que foram assentados no lugar dos israelitas, chamados de samaritanos.
Isto aconteceu porque os israelitas desobedeceram ao SENHOR seu Deus, que deixou escrito através de Moisés no livro de Levitíco por volta de 1445 a.C, dizendo as seguintes palavras: “Mas, se não me ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; trarei sobre vós a espada vingadora da minha aliança; e, então quando vos ajuntardes nas vossas cidades, enviarei a peste para o meio de vós, e sereis entregues na mão do inimigo. Quando eu vos tirar o sustento do pão, dez mulheres cozerão o vosso pão num forno e volo entregarão por peso; comereis, porém não vos fartareis. Se ainda com isto não me ouvirdes e andardes contrariamente comigo, eu também, com furor, serei contrário a vós outros e vos castigarei sete vezes mais por causa do vossos pecados.” Livro de Levítico capítulo 26 versículos 14,25,26,27 e 28 ARA.
Mesmo sabendo do que estava escrito, os reis de Israel andaram nos estatutos das nações que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel, adorando a ídolos feitos de prata, ouro e pedra; que tem boca mas não falam, tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem e tem nariz mas não cheiram. Como está escrito em II Reis capítulo 17 e versículos de 15 aos 18“Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos, e se tornaram vãos, e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o SENHOR lhes havia ordenado que não as imitassem. Desprezaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram para si imagens de fundição, dois bezerros; fizeram um poste-ídolo, e adoraram todo o exército do céu, e serviram a Baal. Também queimaram a seus filhos e a suas filhas como sacrifício, deram-se à prática de adivinhações e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocarem à ira. Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e o afastou da sua presença; e nada mais ficou, senão a tribo de Judá.” As tribos de Israel, ficaram exiladas na Assíria e não voltaram para sua terra de origem; apenas alguns que estavam com a tribo de Judá no cativeiro babilônico, é que retornaram à sua terra.
Assim as dez tribos foram espalhadas conforme está escrito em Deuteronômio “O SENHOR Deus os espalhará por todos os países, de uma ponta do mundo à outra. Ali vocês adorarão deuses de madeira e de pedra, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam.” (Dt 28.64) NTLH. E em Levítico, “Quanto aos que de vós ficarem, eu lhes meterei no coração tal ansiedade, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir.” Lv 26.36 ARA.
O medo é uma característica dos israelitas que não sabe a sua descendência e não tem o filho de Deus como seu salvador. Eles têm medo de tudo: De morrer, de viver, de perder o emprego, de perder a esposa ou esposo, de perder a família, de outro homem estuprar sua noiva ou esposa etc.
“O SENHOR mandará sobre ti a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes...” Dt 28.20a ARA. Acontecem coisas sem lógica, a vida que eles vivem parece ser e não ser; Eles são ricos, mas não parecem ser ricos, são pobres, mas não parecem ser pobres, são bonitos, mas não parecem ser bonitos, são feios, mas não parecem ser feios. Eles confundem seu próximo, parecem ser alguma coisa, mas não são; Ex: Um homem trabalhava em uma empresa de grande porte, através da empresa, ele viajava de avião, hospedava-se em hotel de luxo, porém, sua casa era pobre e ele viajava de transporte coletivo para chegar à sede da empresa.
A
meaças em tudo quanto empreender. Mesmo empreendendo grandes negócios, estão sempre sob ameaças sem lógica causada por todo tipo de coisas, de forma que eles são vistos como pessoas enroladas. Pessoas enroladas é como chama quem é confuso, cheio de medo, dúvidas etc. O medo é natural, porém o excesso de medo ou medo sem lógica é que não são; o medo provoca estresse e depressão; isto ocorre com as dez tribos que hoje não sabem a sua identidade.
Se você quer se libertar desta maldição do passado que há mais de 2.700 anos, foi imposta aos nossos antepassados por causa desobediência, siga os passos abaixo:
1) Creia e aceite o reino espiritual implantado pelo Messias.
O reino espiritual do Messias foi profetizado por Isaías entre 740 a 700 anos a.C, conforme estar escrito no livro de Isaías “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante aos seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.(Is 53.4-8) ARA.
Esta profecia de Isaías se cumpriu mais ou menos uns 700 anos depois, conforme está escrito no evangelho de Lucas “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um á direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. O povo estava ali e a tudo observava. Também as autoridades zombavam e diziam: Salvou os outros; a si mesmo se salve, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido.Igualmente os soldados o escarneciam e, aproximando-se, trouxeram-lhe vinagre, dizendo; Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.Também sobre ele estava esta epígrafe [em letras gregas,romanas e hebraicas]: ESTE É O REI DOS JUDEUS. Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. Vendo o centurião o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Verdadeiramente, este homem era justo.” (Lc 23.33-38 e 44-47) ARA. Como está escrito na carta aos Gálatas “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). (Gl 3.13) ARA. Mas o sacrifício de Cristo seria em vão se ele não tivesse ressuscitado ao terceiro dia depois de sua morte, como está escrito no evangelho de Lucas “Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. Então se lembraram das suas palavras. (Lc 24.1-8) ARA.
2) Orar para Deus perdoar a desobediência do passado.

Para que a maldição pela desobediência do passado seja totalmente quebrada, é preciso orar pedindo a Deus isto, conforme está escrito no livro de Levítico “Mas, se confessarem a sua iniqüidade e a iniqüidade dos seus pais, na infidelidade que cometeram contra mim, como também confessarem que andaram contrariamente para comigo, pelo que também fui contrário a eles e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem eles por bem o castigo da sua iniqüidade, então me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão, e da terra me lembrarei. Mas a terra de sua assolação, deixada por eles, folgará nos seus sábados; e tomarão eles por bem o castigo de sua iniqüidade, visto que rejeitaram os meus juízos e a sua alma se aborreceu dos meus estatutos. Mesmo assim, estando eles na terra de seus inimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecerei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o SENHOR, seu Deus. Antes, por amor deles, me lembrarei da aliança com seus antepassados, que tirei da terra do Egito à vista das nações, para lhe ser por Deus. Eu sou o SENHOR.(Lv 26. 40- 45) ARA.
3)Crê e aceitar que Jesus virá segunda vez implantar o seu reino físico.
Jesus virá outra vez implantar o seu reino físico, político e milenar após a grande vitória sobre Satanás e a besta como estão escrito em Apocalipse “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Eu vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto pouco tempo. (Ap 19.11,19 ,20 e Ap 20.1-3) ARA.
O reinado do Senhor Jesus Cristo será pacífico como relata o profeta Isaías na seguinte passagem bíblica “A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins. O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.
Tradução bíblica usada: ARA – Almeida Revista AtualizadaNTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário